quarta-feira, 19 de maio de 2010

O que andei fazendo por aqui

Eu não esperava gostar tanto de Berlin. Estava crente que ía fazer dessa etapa da viagem mais "light", mas a cidade é tão interessante que é impossível não fazer o dia render.
Confesso que tenho acordado um cadinho mais tarde (umas 9h, por aí), mas a cidade meio que começa a "animar" lá pelas 10h, 11h.
Ontem, por exemplo, fui fazer um tour sobre o Terceiro Reich (assunto que eu realmente curto). Antes, rolou a tentativa (frustrada) de visitar o Parlamento Alemão. Eu desisti depois de ver o tamanho da fila, que sequer andava. Fiquei vagando pelas ruas ao redor da Parises Platz (onde fica o Portal de Brandemburgo) até começar o tour, que foi sensacional. Muita informação histórica. Penso que todo estudante, de qualquer lugar do mundo, deveria dar um pulinho em Berlin.
Bom, algumas fotinhos do que andei visitando:



Esse prédio atrás de mim era o QG do Goebbles, o ministério da propaganda.



Essas "ruínas" são mais ou menos o que sobrou do prédio da SS. Seguindo esse caminho tem uma exposição bem bacana sobre o Terceiro Reich, chamada de Topografia do Terror, com muitos documentos, fotos e vídeos sobre o período. Atente que atrás da parte destruída está um pedaço do muro de Berlin.



Exemplo de propaganda do partido nazista.



Depois do tour fui até o Checkpoint Charlie. Dei uma fuçada nas quinquilharias que vendem por lá (tem desde carimbos de passaporte do lado soviético, americano, etc até chapéus dos militares da época). Fui no museu ver as histórias da galera que tentou (e muitas vezes conseguiu) pular o muro.
Duas histórias chamaram mais a minha atenção. A primeira, sobre a mãe que foi presa por quatro anos porque procurava o filho desaparecido num passeio em família. Porque ela foi ignorada pelos soviéticos e acabou procurando a cruz vermelha, o lado ociental, etc, foi encarcerada.
Outra foi um dos métodos usados para atravessar o muro. Um cara teve o dom de esconder a mulher entre duas pranchas de surf. Aí colocou em cima do carro e atravessou a fronteira.
Arrependimento master de não ter tirado a foto.



Tentativa (veja bem, tentativa) de fotografar o mapa da Berlin dividida. A faixa vermelha representa o muro. Voc~e vai precisar clicar na foto para ver.

Como ainda tinha tempo, voltei ao parlamento. No prédio tem uma cúpula de vidro, que além de oferecer uma bela vista da cidade, permite que o visitante observe de cima o movimento dos políticos. Coisa de alemão: conforme você sobe na cúpula, numa rampa em forma de espiral, o audioguia vai te falando exatamente cada ponto que você pode ver lá de cima. Na descida, você escuta informações sobre o prédio.
Pelas fotos, dá para perceber como esse pedaço do prédio é bonito.





E para fechar o dia, voltei ao portal de Brademburgo para sessaõ de fotos noturna (veja em um dos posts abaixo).

2 comentários:

Dani disse...

Berlin deve ser mesmo uma cidade cheia de informação. Pri, quando vc voltar, tem que escrever um livro ou virar guia turística.

Priscilla disse...

hahaha eu adoraria...mas tem gente que sabe muito mais que eu...

Free counter and web stats