quarta-feira, 24 de março de 2010

Museus



Aqui em Valencia, como tenho tempo de sobra consigo ver tudo. Ontem fui numa exposição linda de barroco rococo. Tudo exposto dentro de uma igreja e com explicações (muitos vídeos) da reconstituição de cada peça (claro, não podia fotografar).

Mas concordo com o Paulo Coelho que museus são a parte mais xumbrega de uma viagem. Conhecer uma cidade compreende se perder por suas ruas. Fazer coisas próximas a seus habitantes. Entrar numa viela e achar aquele restaurante maravilhoso, que não está nos guias. Ou aquela estátua com uma super história curiosa que cruza sua esquina quando você menos espera...(já aconteceu algumas vezes comigo por aqui)
E que dizer de ver os hábitos das pessoas, como se vestem, falam, o que comem, o que gostam de fazer.
Paris não está no Louvre. Como conhecê-la infurnada um dia todo num museu abarrotado de turistas que acham que vão sair mais inteligentes e intelectuais depois de sair da pirâmide
Um amigo que vai viajar para NY me disse uns dias antes de viajar que ía gastar um dia todo no MOMA porque lá tinha o maior acervo de arte egipcia fora do Egito. E eu disse a ele: ué, por que vc não então para o Egito de uma vez? Se vai para NY ver coisas de lá, optou pelo roteiro errado.(em tempo: fiz o MOMA com a Marilia Picerni em mais ou menos uma hora - vimos coisa pra caramba)
Muito me admira quem acha que viajar compreende visitar todos os museus de uma cidade quando nego não vai em nada no seu próprio país. Quer fazer uma experiência...Seja muito honesto com você mesmo: quantos museus já foi na sua cidade? Se é de SP, conhece o MASP \o, o MAM \o, O MIS (#fail)?
Quantas pessoas aí pegaram 4h de fila para ver o Rodin na Pinacoteca? \o/
Eu nem vou falar da exposição do Andy Warhol...essa sim eu ía duas vezes se fosse necessário. Aliás, taí uma exposição necessária para qualquer um que queira entender como a cultura pop se formou a partir dos 60. Pena que termina antes da minha volta.
Nego vem falar que gosta de Picasso mas não sabe o que é cubismo (hello!).

Em tempo: todo museu é necessário e interessante. Só não acho que seja a parte mais indispensável de uma viagem. Claro que vou ver muitos por aqui. Mas minha prioridade é ver a cidade em si.

E como o tempo urge: bora lá no mercado central agora!

2 comentários:

Val Rodrigues disse...

Arrasou, Pri!!! Concordo com tudo o que vc disse. Sobre o Paulo Coelho, sobre querer se intelectualizar do dia para a noite, sobre não aproveitar o que os locais tem de melhor, em sua essência, sem fórmulas pré concebidas, blablabla. Como você não chegará em tempo de ver a exposição do Andy, irei duas vezes a Pina, ok? Uma por mim, a outra por você!! rs
Beijão

Priscilla disse...

Val, vai sim um a vez por mim...
Até para compensar eu não ter ido no Osgemeos (hahaha)
kisses I s2 u!

Free counter and web stats