sábado, 9 de abril de 2011

Aprendendo Húngaro



Onde eu estava com a cabeça quando decidi que teria aulas de húngaro?
Eu sei bem...A língua não foi escolhida aleatoriamente. Meu marido tem família desta nacionalidade e está buscando a cidadania.
Para conseguir isso ele passa por uma prova com o cônsul, em que deve demonstrar algum conhecimento sobre a língua e por isso se matriculou no curso.

Quando voltei da Europa ano passado decidi que a próxima língua a ser aprendida viria daquele continente, mais precisamente alemão ou fracês, já que reneguei minha origem italiana no momento em que coloquei os pés em Roma. E como foi essa a oportunidade que se apresentou(de aprender húngaro)fui fazer curso com o marido (+ minha sogra, + a prima dele).
Só que subestimei o quanto esse idioma poderia ser complicado. Só de vogais são 14. Sem contar a pronúncia e palavras que vc não consegue associar com nada que conhece (port, ing ou esp).

Claro que eu não vou desistir até pelo menos aprender o básico.
Mas em breve vou começar um desses cursos "learn by yourself" de francês.

Mas aí você me pergunta: e onde eu pretendo usar o conhecimento no idioma? Ué, na Hungria! Um dos países para onde pretendo viajar neste ano.

7 comentários:

Kelli Machado disse...

Não é à toa que o chico diz que é a única lingua que o diabo respeita! hehehehe
Boa sorte!!!

Paula Kim disse...

Dificil pacas!!!
Pri, super boa sorte nesse projeto! depois me ensina umas palavras! A add o leo goulart!!!
bjo

Léo Goulart disse...

Boa sorte! O húngaro é estremamente complicado, mas depois que você começar, pega o jeito. É um idioma muito fonético, uma vez que vc aprender os sons das letras, fica muito simples de ler e falar. Morei na Hungria por 5 anos e não aprendi muito, não porque seja impossível, mas porque não tive muito interesse. Com perseverança e dedicação, você chega lá!!!

Léo Goulart disse...

Ah, e só pra constar. Quem diz que o húngaro é a única língua que o diabo respeita não é o Chico. É um ditado húngaro, porque são muito orgulhosos do idioma, considerado um idioma órfão, sem nenhuma outra lingua correlata...

Priscilla disse...

Leo Goulart é cultura!

Léo Goulart disse...

ah ah. 5 anos de Budapest. Deu pra aprender alguma coisa sobre o lugar. rs rs

Priscilla disse...

mas que catzo vc foi fazer em Budapeste, Leo? e onde vc esta morando agora.

Free counter and web stats